quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Resenha: Amoras é o primeiro livro infantil do rapper Emicida


Amoras é o livro do rapper Emicida com ilustrações de Aldo Fabrini, da editora Companhia das Letrinhas, selo editorial do grupo Companhia das Letras. O livro me surpreendeu. Claro que vindo de Emicida, já imaginava um livro com muita representatividade. Mas infantil? Muito inspirador, lindo de ver e ler. O meu resumo é; uma obra com linguagem simples, desenhos simples que toca qualquer leitor.

Acredito que Emicida conseguiu transmitir em Amoras a mensagem de maneira incrivelmente lúdica. Os detalhes fazem toda a diferença.
Trata a questão da igualdade entre as crianças, a inocência que não faz distinção de cor, raça, classe social. Somos todos iguais. Além disso resgata personalidades sobre Zumbi dos Palmares e Martin Luther King. Isso no glossário que o livro traz, mostrando o significado de palavras e de outros nomes. Eu realmente estou encantado. Uma obra literária rica em semântica e semiótica. 

Já li o livro três vezes e indico a todos os pais a lerem aos seus filhos. Emicida disse em um de seus vídeos, “os filhos são reflexo dos pais quando ninguém está olhando”. Se você tem a mente aberta, é uma pessoa consciente de que os adultos criam as diferenças entre seus povos, não deixe de ler esse livro. Seu filho irá entender que mesmo em uma sociedade hipócrita, ele será um adulto melhor. Em um período com muitos discursos de ódio, uma criança com seu olhar e palavras inocentes, é capaz de nos tirar um sorriso e ensinar que o amor constrói uma vida feliz.


Um livro que rega as crianças com o olhar cristalino de quem sonha plantar primaveras para colher o fruto doce da humanidade. – Sergio Vaz

Apresentação

Na música “Amoras”, Emicida canta: “Que a doçura das frutinhas sabor acalanto/ Fez a criança sozinha alcançar a conclusão/ Papai que bom, porque eu sou pretinha também”. E é a partir desse rap que um dos artistas brasileiros mais influentes da atualidade cria seu primeiro livro infantil e mostra, através de seu texto e das ilustrações de Aldo Fabrini, a importância de nos reconhecermos no mundo e nos orgulharmos de quem somos — desde criança e para sempre.

Título original: AMORAS
Páginas: 44
Formato: 20.50 X 20.50 cm
Peso: 0.161 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 14/09/2018
ISBN: 9788574068367
Selo: Companhia das Letrinhas


2 comentários:

  1. Ótima resenha primo!
    Agora eu vou ter que ler o livro, porque fiquei bem interessada.

    Beijos

    camilaporai.com.br

    ResponderExcluir