segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Carta de amor aos livros 2 : Leia um livro por favor


Carta de amor aos livros é o título do texto de Luiz Schwarcz, um dos fundadores da editora Companhia das Letras. Eu tive a audácia de colocar o mesmo título em meu texto por entender a preocupação de Luiz e ser solidário a essa causa. Também sou um amante de bons livros e não quero ver estampados nos jornais empresas propagadoras de cultura entrando em recuperação judicial por questões financeiras.

Muitos podem falar que as editoras não entenderam que o digital irá dominar. É o futuro. Neste meu simples texto, eu não estou aqui para criticar os erros dessas empresas que chegarem nesse ponto. O fato preocupante é aumentar o público de leitores no país, ou seja, incentivar o hábito de leitura. Essa é minha preocupação.

Como professor conheci alunos que não conseguiam ler e interpretar um texto. As desculpas são sempre as mesmas, ‘nossa tudo isso de texto’, ‘texto de novo’, ‘ai não entendi, fala pra mim’ e por aí vai. Uma matéria divulgado pelo jornal Estado de SP, 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro. Isso é um grande problema.

Fico imaginando como essa galera perde de viajar, sonhar e ter opiniões embasadas ao deixar de ler um livro, um jornal e até mesmo uma tirinha. Eu já disse em outros posts aqui no blog que ler me ajudar a acabar com meu stress, mas nem todos são assim.

O pensamento que ler é ruim precisa ser mudado. Ler é gostoso e muito prazeroso. Com esse texto intitulado, ‘Carta de amor aos livros 2: Leia um livro’ - tento fortalecer o elo e não quebrar essa corrente em prol da leitura. Eu procuro fazer minha parte, mas sozinhos não somos nada. Juntos somos mais forte. Vamos comprar livros, doar livros, incentivar a leitura de seus filhos, parentes e alunos. Comece com apenas 5, 10, 15 minutos por dia, mas criar esse hábito ajuda muito.

Acredito que se fizermos um trabalho de formiguinha conseguiremos espalhar muita cultura pelo nosso país e pelo mundo. Essa é minha reflexão de hoje. Compartilhem essa ideia comigo em suas redes sociais.

2 comentários: