terça-feira, 29 de maio de 2018

Fake News: Pense fora da Casinha e combata as informações falsas


Já ouviu falar no Fake News? Isso mesmo, notícias falsas? Acredito que quase todo mundo tenha se deparado com isso.
As redes sociais são usadas como ferramentas de marketing nos dias atuais, às vezes se tornam uma válvula de escape para desabafos, tendo até outras utilidades, porém ela está cada vez mais sensacionalista. 

É nítido como imagens fortes causam grandes impactos nas pessoas. Não sou muito adepto de apelações para conseguir conquistar audiências e fãs. Além disso é uma precursora de notícias tendenciosas e falsas.  

Isso faz parte na era digital. Mas como saber identificar tais notícias e ainda se manter atualizado?

Leia a matéria

Os criadores de Fake News, ou seja, de conteúdos falsos usam títulos sensacionalistas e bombásticos para chamar sua atenção. Além disso os textos acabam tendo erros ortográficos e fora do padrão da linguagem e de textos jornalísticos.  E para aqueles que vivem apenas na Bolha das Redes Sociais isso é um perigo.   

Conheça o site e o autor

Outro fato é saber se o site é confiável e tem credibilidade. Analise também quem escreveu o conteúdo para saber se realmente é confiável e veja se a matéria é assinada por alguém.  

Olhe a data

A data das postagens também são importantes. Na verdade algumas notícias não são falsas, mas são velhas. Aí para quem vive nas redes sociais é mais fácil compartilhar do que analisar os fatos.

Pense fora da casinha

Isso mesmo. Saia desta bolha das redes sociais. Pense fora da casinha. Quem quer se informar vai atrás de informações verdadeiras. Não fica apenas nas redes sociais compartilhando sem saber a procedência. Vá até a fonte.  

A internet permite isso. Procure em um, dois ou mais sites, jornais, revistas e assim por diante. Forme sua opinião para depois debater certos assuntos. Não seja mais um alienado nesta sociedade.
Espero que tenham gostado destas dicas de hoje galera, afinal, compartilhar notícias falsas pode te trazer muitos problemas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário