Foto: Divulgação/Facebook |
Não tenho culpa se eu moro onde você passa suas férias.
Durante minha caminhada como jornalista, vejo o esforço das prefeituras em buscar novas ideias para atrair mais pessoas para suas cidades. Na minha cidade de Caraguatatuba não seria diferente.
Observo os eventos que são programados na baixa e na alta
temporada para conseguir movimentar nossa cidade em qualquer época, trazendo
mais investimentos, parcerias e gerando empregos. No entanto, fico triste em
ver algumas situações. É só olhar a foto
e pensar na sujeira que deixaram após um show na praça do centro.
Repito sempre, “Eu moro onde você passa suas férias,
então valorize os caiçaras e moradores da região. Preserve a natureza, valorize
uma cultura que você muitas vezes não conhece e saiba; ela é muita rica e tem
uma linda história”.
As pessoas devem aprender a não jogar lixo nas ruas;
lugar de lixo é no lixo. É horrível ver uma situação dessas, uma contribuição à
poluição. A cada dia que passa me decepciono com o ser humano, com essas
atitudes destruidoras da nossa cidade.
Foto: Divulgação/Facebook |
Seja turista ou morador, vamos refletir e valorizar mais
a cidade onde alguns moram e outros passam suas férias, feriados. Para que
possamos continuar a desfrutar de nossas belezas, das belas praias, os pontos turísticos
ou outros eventos regionais; MAIS AMOR POR FAVOR.
Falo do amor, porque
para preservarmos o meio ambiente precisamos ter pequenas atitudes como esta, amar o próximo e“jogar
o lixo no lixo”, essa é uma simples atitude que poucos fazem. Procure fazer a
sua parte para que seus filhos, netos e bisnetos possam aproveitar. Aos que
estão lendo esse post, por favor, ajude a compartilhar essa ideia.
Leia também a Parte 1: http://www.tudojuntoemisturado.info/2016/07/nao-tenho-culpa-se-eu-moro-onde-voce.html
Entendo perfeitamente esse sentimento que você tem. Moro em Santos e passo pelo mesmo tipo de desrespeito e falta de cidadania dos turista com a minha cidade. É muito triste a falta de consciência ambiental e de cidadania que as pessoas tem. Se todos cuidarem (turistas e moradores) sempre teremos nosso patrimônios culturais e naturais para desfrutar
ResponderExcluirSei bem como é ! moro em maceió e aqui em alta temporada a cidade fica super suja :/ Lamentavél.
ResponderExcluirDeve ser um saco morar em cidade turística aqui no Brasil. O povo não têm noção nenhuma, só sabem zoar e enfeiar a imagem do nosso país que poderia ser um dos mais lindos :/
ResponderExcluirAqui no sul temos duas cidades turísticas bem famosas: Canela e Gramado. A cidade é lindíssima, os moradores prezam pela sua limpeza e beleza, nem parece que são duas cidades aqui do Brasil. É tudo questão de educação mesmo...
Infelizmente aqui em Floripa segue o mesmo ritmo. No verão e em épocas mais frias ou festivas vem um punhado de gente para cá, principalmente argentinos e uruguaianos. Só que o problema não é eles virem, é que eles não tem a educação que deveriam, maltratando os moradores, jogando lixo onde bem entendem e fazendo do trânsito um caos. Acho que a sociedade no geral precisa ser educada ao turismo. Quanto mais pessoas respeitarem os lugares dos quais não pertencem, e até mesmo aqueles dos quais fazem parte, melhor o mundo iria ficar.
ResponderExcluirBAAAANG! Amei esse post, eu sou invocada com lixo no chão, brigo com todo mundo e ainda mando catar! Haha, as pessoas infelizmente não sabem aproveitar as coisas sem deixar o lugar imundo depois, pfvr né? Essas imagens chegam a causar náusea. Parabéns pelo post e pelo blog! XOXO, Kakau.
ResponderExcluirMinha cidade também é turistica e volta e meia me deparo com cenas lamentáveis. Muito lixo nas praias e ruas após feriados ou férias. Dá uma tristeza ):
ResponderExcluirwww.brincandodeolivia.com
Nossa, que delicia morar na praia, kkkkk. Mas realmente, os turistas estão cada dia mais desleixados, isso é péssimo! Toda vez quetem festa aqui na minha cidade também fica muito suja!
ResponderExcluirBeijos, Gi.
http://girlsabout.blogspot.com.br
MEU DEUS, O QUE É ISSO?? Desde pequena meus pais me criaram sabendo que se eu quero jogar algo fora é pra fazer isso em uma sacolinha e levar até um lixo mais próximo depois...quantas vezes cortei o pé na praia devido a garrafa quebrada, quantas vezes nadei em meio a embalagens de sorvete e sabe se lá mais o que...o povo quer respeito mas não tem respeito NENHUM pelos outros.
ResponderExcluirEu moro na Bahia e sempre que tem festa perto das praias ou na cidade, fica tudo um caos total! Muitas pessoas que vem de fora são desrespeitosos e jogam o lixo onde , bem entender, sem contar nos próprios moradores que fazem isso. Nojento!
ResponderExcluirTenho um amigo que mora no litoral e ele reclama muito sobre o descaso dos turistas também. Como você disse "eu não tenho culpa se moro onde você passa as férias". Muitas pessoas acham que pq não são dali podem fazer o que bem querer, o que é bem triste.
ResponderExcluirBlog Profano Feminino
Te entendo perfeitamente!
ResponderExcluirEu fico com uma raiva dessas pessoas que jogam o lixo na rua, não custa nada colocar na lixeira.
E cabe a produção do evento colocar mais lixeiras
Você tem toda razão, as pessoas deviam lembrar que tiram férias do trabalho, não da civilização. E como tem gente que é mal educada nesse mundo...
ResponderExcluirBeijos
Mari
www.pequenosretalhos.com
Toda vez que tem feriado, sei que o Guarujá (onde moro) vira um caos. O pessoal precisa entender que respeito é bom em qualquer lugar, em qualquer época! Beijo ♥
ResponderExcluirInfelizmente o ser humano não sabe agradecer o que de mais lindo Deus nos deixou,o mar e as praias mais lindas. Isso é falta de cultura e educação. Como disse a garota de Gramado que lá os moradores conservam a limpeza da cidade.
ResponderExcluirO que falta é educação é conscientizar as pessoas do quão bonita e a cidade e como devemos preserva-lá para que sempre tenhamos um lugar lindo e limpo pra aproveitar.
Infelizmente muitas pessoas não tem essa noção. Os eventos são ótimos, mas na maioria das vezes deixa um rastro de sujeira para trás. As pessoas precisam ser mais empáticas.
ResponderExcluirCharme-se
Achei interessante você trazer a crítica por esse ponto de que o feriado e os turistas se vão, mas o lixo continua para os moradores daquele lugar. Para ser sincera, nunca tinha pensado por esse ponto de vista. É realmente importante começarmos a nos conscientizar mais sobre o lugar do lixo - mas acho que também seria interessante novas estratégias para disponibilizar lixeiras nessas ocasiões, porque às vezes você não acha lugar pro lixo!
ResponderExcluirLiteralize-se
bem pesado isso, por que turista só pensa na hora da bagunça mesmo, seria maravilhoso se o brasileiro em si fosse mais respeitoso.
ResponderExcluirBlog Entre Ver e Viver
Infelizmente não é apenas em cidades turísticas. Moro na região metropolitana de BH e o povo é muito mal educado. Já vi casos de ter uma lixeira do lado e a criatura jogar no chão. Eu fico revoltado! Muitas vezes fui lá, catei e joguei na lixeira. Só pra dar aquela lição de moral. É muito chato isso!
ResponderExcluirÉ triste ver isso, fico horrorizada com as pessoas que jogam lixo no chão. Sério. Não custa guardar seu lixo com você e jogar na lixeira mais próxima. Acho pior ainda quem fala que isso "tira o emprego do gari", nossa tenho vontade de matar um quando vejo ou escuto isso.
ResponderExcluirAlém disso, como você bem lembrou, esse monte de lixo só prejudica o meio ambiente. Me da desespero pensar no que acontece com esse monte de sujeira :(
Entendo perfeitamente! Onde moro não é uma cidade suja, mas sempre tem aqueles mau educados que jogam lixo na rua. Já cheguei a brigar com pessoas na rua por isso. Perguntei se na casa dele jogavam o lixo no chão no meio da sala. Um vez eu estava caminhando na rambla em Punta Del Este com uma amiga e passei por uns papéis que estavam jogados no chão (ao lado de uma lixeira), parei, coletei o papel e coloquei no lixo. Nessa hora um morador que estava por ali caminhando parou para agradecer. Acho que se cada um fizer a sua parte, o mundo pode melhorar muito. Por mais pessoas assim, que conscientizam as outras.
ResponderExcluirPost muito legal. E é isso mesmo, tem muita gente que viaja para determinados lugares e não cuida do lugar que está só porque não mora lá e acha que as pessoas que moram no lugar são obrigadas a conviver com isso. Parabéns pelo Post. Ótimo
ResponderExcluirAchei a chamada do teu post muito criativa e logo de cara um "up" pra população. Deve ser imensamente horrível morar em uma cidade turística, é o típico brasileiro que reclama muito e faz pior.
ResponderExcluirwww.quistecontar.com
Oi, tudo bem? Acredito que na maioria das cidades turísticas ou naquelas que recebem uma pequena quantidade deles isso está sujeito a acontecer. A cidade não suporta tantas pessoas, não possui estrutura para manter tudo em ordem, então quando os "desordeiros" bagunçam tudo é mais fácil de ver. Em Penha-SC que é uma cidade pequena quando recebe turistas também vira um caos, uma pena. Beijos, Érika =^.^=
ResponderExcluirO pior é que isso não acontece só em eventos e sim todo o tempo. Nas ruas, nas praias, pracinhas. As pessoas não conseguem ver que o lixo jogado em lugar impróprio, em algum momento, vai prejudicar alguém.
ResponderExcluirCamila, parabéns pelo post.
ResponderExcluirSou formada em turismo e durante a faculdade tivemos muitos debates sobre isso. É muito infeliz receber turistas que depredam nossa cidade, seja com lixo no chão ou destruindo patrimônios.
Acaba influenciando na maneira como os próprios moradores da cidade vão tratar quem chega no local.
Ai concordo muito com seu post. Quando vim morar em Recife fiquei horrorizada como a cidade é suja, parte pelo moradores e parte pelo turismo. Muiyto triste isso.
ResponderExcluirSério, que merda, que gente mais sem respeito e sem noção! Te entendo perfeitamente. POA não é cidade turística até, mas ficou assim na época da copa :( Abraço :)
ResponderExcluirRed Behavior