Hoje dia 19 de abril se comemora o Dia do Índio. Mas vocês devem se perguntar o porquê dessa data, então resolvi pesquisar:
O dia do índio, celebrado no Brasil em 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto-lei 5540 de 1943, A data de 19 de abril foi proposta em 1940, pelas lideranças indígenas do continente que participaram do Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México.
fonte: Wikipedia
Temos pontos negativos para não comemorar essa data, devido as situações que os povos indígenas vem enfrentando como a PEC 215, que pode ameaçar as demarcações de terras indígenas, as construções de hidrelétricas, invasões, conflitos e disputas de terras.
Apesar de existir todos esses problemas, temos pontos positivos para se comemorar, a população de índios vem crescendo ao longo das pesquisas do Censo Demográfico do IBGE, pois no passado entre 1500 até a década de 70, a população vinha decrescendo e alguns povos foram extintos.
Segundo o último Censo realizado pelo IBGE em 2010, a população indígena é de 817.963, sendo 502.783 vivem em área rural e 315.180 em área urbana.
Nessa semana devido às comemorações do Dia do Índio, pude visitar a Aldeia Guarani do Rio Silveiras na divisa de Bertioga e São Sebastião.
As festividades na aldeia contam com apresentação cultura indígena, venda de artesanato, pintura corporal e degustação de alimentos.
Foi uma experiência muito gratificante, pois além de conhecer um pouco mais sobre a cultura, o povo foi muito receptivo e fomos convidados a participar das danças, não importando você ser indígena ou não, o que é importava era a interação entre os povos.
Fiquei muito feliz em ver a alegria no rosto das crianças ao verem as pessoas que não eram da aldeia participando e dançando com elas.
Registrei um pouco dessa experiência e hoje mostro pra vocês:
Foto: Camila T./TJM |
Foto: Camila T./TJM |
Foto: Camila T./TJM |
Foto: Camila T./TJM Para finalizar o post, deixo o vídeo da campanha #MenosPreconceitoMaisÍndio, para conhecer a campanha acesse https://campanhas.socioambiental.org/maisindio/ : |
Oi, Camila.
ResponderExcluirImagino o quanto foi prazeroso você estar nessa aldeia e ver as diferenças de realidade.
Alegria das crianças deve ser outra coisa maravilhosa, ainda quero poder ter o privilégio de ter uma oportunidade assim.
Beijo
Olá!
ResponderExcluirGostei da ideia do post em compartilhar uma experiência, é muito bom conhecer uma cultura mais afundo e participar.
Sucesso, abraços.
Não sabia dessa PEC 215 é triste o descaso que tem com os índios.
ResponderExcluirAchei bem legal o post e eu tenho muita vontade de conhecer mais sobre é o cotidiano deles.
Beijos♥♥
Ótimas fotos. Estou tendo uma disciplina de cultura brasileira na faculdade e nas próximas aulas iremos estudar mais a cultura indígena.
ResponderExcluirAgenda Aleatória
Adorei o post, nunca vi nada igual antes. Parabéns pela idéia, e algum dia quero conhecer um aldeia também <3
ResponderExcluirQue lindas fotoss!! Eu tenho muita vontade de conhecer uma aldeia e conhecer mais sobre a cultura.
ResponderExcluirEu tenho uma tia que é índia, mas mora aqui no Rio de Janeiro a mais de trinta anos.
Que legal!! As fotos ficaram lindas!!
ResponderExcluirOi, tudo bom?
ResponderExcluirPreciso dizer, achei demais essa iniciativa de ir conhecer uma aldeia. É mito importante que a gente comece a falar mais sobre a cultura indígena, para que ela não seja apagada. Muito legal as fotos :)
Beijo!
Sorriso Espontâneo
Deve ter sido muito legal visitar uma aldeia e entrar em contato contato com outros costumes e festividades. As imagens do post ficaram ótimas, assim como a sua pequena introdução (informação, informação!) no início do texto :D
ResponderExcluirOie, tudo bem? Que post mais interessante. Nunca vi nenhum blogueiro falando sobre o dia do índio, é a primeira vez. Nunca tive preconceito com nenhuma raça, mas acho importante mostrar que todos somos iguais e que devemos nos respeitar. As fotos ficaram incríveis. Beijos, Érika =^.^=
ResponderExcluirPerto de onde eu estudava tinha um lugar que foi ocupado por índios. Fui visitar uma vez com uns amigos e adorei. Eles são super receptivos. Sou louca pra conhecer aldeias. Amei poder conhecer um pouco através do seu post.
ResponderExcluirQue iniciativa ótima! Eu pretendo ir conhecer uma aldeia daqui de Pernambuco, dos indios Xukuru, no próximo mês, já que eles tem um movimento de visibilidade e luta por direitos nos dias 19 e 20 de maio. Durante essa semana do dia do índio e ainda nos próximos dias, minha faculdade está promovendo eventos de mobilização indigena e estou adorando participar! Ótimo post.
ResponderExcluirsorria sempre :)
www.malusilva.com.br
Nossa, que passeio diferente e repleto de cultura, hein? Muito bacana! Dessa forma, entendemos melhor dos demais costumes. Amei as fotos!
ResponderExcluir